Como abrir um pet shop é um problema para muitas pessoas que amam animais e querem abrir um negócio, também é um sonho de muitas pessoas.
O mercado é muito lucrativo. O Brasil ocupa atualmente o segundo lugar no mercado mundial de pet. E não menos! Existem mais de 50 milhões de cães e gatos em nosso país.
Segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet), o setor cresce a uma taxa média anual de 17%. Além disso, o faturamento anual ultrapassa 20 bilhões de reais.
Muito lucrativo e promissor, esse segmento de mercado atraiu milhares de empreendedores. Se você é membro deste grupo e planeja montar um pet shop para você, não dê o próximo passo sem verificar nossas dicas!
Veja o passo a passo de como abrir um pet shop
Para abrir um pet shop, você precisa seguir alguns passos e seguir com disciplina para que tudo corra bem e, por fim, construir o pet shop dos seus sonhos. Estas são as etapas:
- Planejando como abrir um pet shop e como será
- Conheça as necessidades do público
- Analise seus concorrentes em detalhes
- Entenda a tendência do mercado
- Defina os produtos e serviços a serem fornecidos
- Lidar com questões burocráticas, especialmente questões tributárias
- Escolha um local comercial adequado para montar um pet shop
- Encontrar fornecedores e cotar equipamentos
- Faça 1 ano de planejamento financeiro
- Monte uma excelente equipe para pet shop
- Encontre um bom parceiro para ajudar a abrir um pet shop
- Pesquise sobre CRMV e CFMV
- Use a tecnologia a seu favor
- Conte com a Auto Gerenciável para montar um pet shop
- Bônus Como abrir um pet shop? Materiais e dicas
- Conclusão
Siga essas instruções acima do passo a passo sobre como montar um pet shop, vamos explicar agora
Planejando como abrir um pet shop e como será
O primeiro passo para abrir e operar um pet shop é desenvolver um bom plano de negócios.
O plano deve incluir pesquisa de mercado (potencial, restrições, concorrência), perfil do público-alvo, objetivos de curto e longo prazo, previsões financeiras, cálculos de custos e estratégias para atingir os objetivos, e também inclui estudos de marketing, planejamento financeiro e expansão.
Tudo deve estar na ponta da caneta, pelo que não se deve esquecer que para este plano ser executado rigorosamente conforme o plano, para que tudo corra como planeado sem problemas.
É comum encontrar dificuldades no desenvolvimento de um plano de negócios, neste caso, é interessante buscar a ajuda de um consultor especializado em planos de negócios.
Vale ressaltar que se o plano de abertura de um pet shop for bem feito, aumentará significativamente as oportunidades com máximo sucesso, pois evita que o processo seja refeito.
Conheça as necessidades do público
Todo pet shop, assim como qualquer outro negócio, precisa de clientes. Eles são as pessoas que garantem o sucesso do pet shop.
Eles pagam as contas, são donos dos amados pets e consomem os serviços e produtos do pet shop, por isso precisam de serviços profissionais e atendimento excelente.
O objetivo é construir um pet shop de sucesso e, para isso, você precisa ter demanda pelos serviços e produtos que irá fornecer. Portanto, ao falar sobre como abrir um pet shop, o foco é: clientes.
É necessário realizar pesquisas de mercado na área atendida pelo pet shop. Uma boa pesquisa de mercado para montar um pet shop precisa responder aos seguintes pontos:
- Quantos moradores há na área onde o pet shop é aberto?
- Entre esses moradores, quantas pessoas têm animais de estimação?
- Qual é o número médio de animais de estimação por residente?
- A julgar por esse número, quantas pessoas vão a pet shops?
- Entre as pessoas que os levaram ao pet shop, quanto eles gastaram em média?
- Quantas vezes você visita o pet shop por mês?
- Quantos concorrentes existem em um raio de 5 quilômetros?
Com essas respostas, você pode calcular quantos clientes o novo pet shop terá antes de abrir, quanto cobrará e qual é seu valor mensal recorrente. Por meio dessas respostas, você também pode determinar o público e o que deve fornecer para eles.
Por exemplo: em sua pesquisa, você pode descobrir que sua recepção não deve ser tão complicada quanto pensa, porque seus futuros clientes não estão pedindo alta sofisticação, ou você pode achar o contrário, se a recepção for simples de mais, os clientes nem entrarão.
A pesquisa do cliente é a chave para entender as necessidades do cliente.
Tente entender quais problemas seus clientes enfrentam em seus cuidados diários e o que eles valorizam.
Analise seus concorrentes em detalhes
Este é um ponto muito sutil no processo de abertura de um pet shop.
Por exemplo, se sua pesquisa de público descobrir que existem 1.000 clientes em potencial na área e cada cliente gasta em média R$ 100,00 no pet shop, neste caso, você emitirá uma fatura mensal de R$ 100.000,00, sendo um bom número.
Agora imagine que se você tiver 1 concorrente, ele não será mais R$ 100.000,00 reais, mas R$ 50.000 reais. Não é ruim, mas não ótimo. Você deseja abrir uma pet shop mais lucrativo.
É importante pesquisar seus concorrentes, siga as instruções passo a passo para pesquisar seus concorrentes:
- Passe pelos quarteirões próximos onde o pet shop será aberto
- Entre em todos os pet shops abertos
- Colete informações de preço a número de funcionários
- Pegue panfleto e cartão
- Veja quais máquinas de cartão de crédito eles usam
- Escreva o nome do sistema de gerenciamento que eles usam
- Veja o perfil do cliente de cada um
- Estimar o espaço físico do pet shop
- Escreva os produtos que eles vendem
- Conheça todas as informações sobre cada concorrente
- Acesse o site/ecommerce do seu concorrente
- Acesse as redes sociais
- Saiba como funciona o atendimento via WhatsApp
Com os dados em mãos, é hora de voltar ao plano de negócios e preparar a inauguração do seu pet shop, detalhe os pontos fortes e fracos de cada concorrente, adotar boas ideias e descartar as más ideias.
Temos duas ferramentas de análise ótimas para construir um pet shop, a análise SWOT e as 5 Forças de Porter. Você pode encontrar essas duas ferramentas no link abaixo
Análise SWOT
5 Forças de Porter
Essas ferramentas o ajudarão a definir e classificar seus concorrentes. Os pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças da empresa ficarão claros à primeira vista.
Entenda a tendência do mercado
É fácil fornecer mais da mesma coisa, e o que define o sucesso é a inovação na hora de construir um pet shop e agradar os clientes.
A inovação só existe na criatividade. Se você quer abrir um pet shop de sucesso, você precisa ser criativo e inovador em serviços e produtos.
Os empreendedores que estão para abrir um pet shop precisam estar ligados. Precisam saber o que está acontecendo e o que não está acontecendo. Isso está relacionado à tendência.
Por que não se tornar uma próxima tendência? O sucesso de um pet shop pode ser medido imitando o número de seus concorrentes ou de pessoas que estão satisfeitas com seu pet shop.
Não é ruim para os concorrentes imitarem você. Se eles o imitarem, significa que você está liderando Mais tarde, isso é um bom sinal de que você configurou o pet shop corretamente.
Manter-se atualizado permite que você antecipar serviços e produtos para ficar a um passo à frente da concorrência.
Acessar as redes sociais, sites e também ler jornais, revistas, assistir a vídeos e entrevistar profissionais da área pode ser de grande ajuda. Participar e trocar ideias em exposições e grupos de discussão também é muito útil.
Estamos sempre procurando atualizar o mercado, com tendências, ideias e dicas. confira nosso artigo sobre as 5 tendências do mercado pet que você precisa saber
Defina os produtos e serviços a serem fornecidos
O mercado PetVet pode ser bastante amplo. Porém, se você esta começando com capital menor, é importante escolher um nicho de especialização e manter o foco nessa área.
Por exemplo, um empreendedor pode começar com uma pequena pet shop que oferece apenas alimentos para animais de estimação, roupas e acessórios.
Se preferir e tiver mais capital disponível, pode-se abrir uma loja de animais maior. As opções são muitas: brinquedos, massagem para animais de estimação, creche para cães e serviços de hospedagem, só para citar alguns.
Ao abrir um pet shop, você deve considerar os serviços a seguir:
- Saúde: cuidados veterinários
- Estadia: hotelzinho ou cuidadoras curto período
- Estética: banho e tosa em loja ou móvel e SPA
- Recreação: creche, passeio com cães e festas
- Adestramento
- Serviços adicionais como táxi dog
É importante definir o que você vai oferecer e criar uma tabela de preços que traga uma boa margem de lucro e também se mantenha competitiva com os concorrentes. Uma boa estratégia de preços o ajudará a atrair mais clientes e aumentar sua base de clientes.
Vou te dar uma ideia para pensar: na hora de montar um pet shop, qual será a sua arma contra os concorrentes? Preço baixo ou alta qualidade? Os dois não podem e não vão funcionar, acredite em mim.
Muitas pessoas, ao visitarem seu pet shop, preferem pagar R$ 200,00 por um serviço de alta qualidade do que pagar R$ 120,00 por um serviço ruim. Isso reflete seu compromisso em oferecer a seus clientes a melhor experiência possível e mostra que você valoriza a opinião deles.
Lidar com questões burocráticas, especialmente questões tributárias
Antes de montar um pet shop e abrir suas portas, certifique-se de ter toda a documentação necessária para legalizá-lo.
É necessário entrar em contato com o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) da sua região, assim como a sua prefeitura e o Ministério da Agricultura.
Se você quiser vender animais silvestres, certifique-se de obter uma licença do IBAMA.
Para a venda de qualquer animal de estimação ou mesmo uma doação, é necessário cadastrar sua loja no CMCA (Cadastro Municipal de Comercialização de Animais) e indicar um veterinário profissional que possua habilitação CRMV.
Veja também:
- A vigilância sanitária para entender as condições de higiene e a disposição do espaço ajudará a diagnosticar quaisquer problemas potenciais e garantir que as pessoas possam viver e trabalhar em um ambiente seguro e saudável
- Corpo de bombeiros deve entender sobre os dispositivos de segurança necessários em seu local
- A Prefeitura, no que se refere às licenças de operação.
Outro ponto a respeito dos requisitos legais que devem ser obedecidos é a licença de funcionamento e alvará expedido pela Vigilância Sanitária, além do registro no Departamento de Defesa dos Animais.
Não se esqueça de pagar impostos e obter o licenciamento necessário para o seu negócio. Caso contrário, você terá que enfrentar multas pesadas ou até mesmo fechar sua loja.
Princípios básicos sobre a tributação para pet shop:
- Definir o enquadramento do pet shop, se será: Microempreendedor Individual (MEI), Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
- Para entender quais tributos o pet shop vai pagar, temos vários: IRPJ, CSLL, COFINS, INSS, ISS, ICMS, TFE e FGTS.
- Procure o sindicato para tratar os funcionários com maior grau de responsabilidade e transparência.
Ao configurar seu pet shop, é fundamental que você encontre um contador qualificado para ajudá-lo. Você também está sujeito à lei a esse respeito. Portanto, certifique-se de contratar um bom!