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Marketing Restaurantes
Happy Hour: Saiba tudo que você tem que saber

Antes de mais nada, abordaremos a questão de “o que é happy hour?”

Não importa como você o chame — cerveja em ponto, happy hour, bebidas com desconto, coquetéis econômicos — o happy hour é aquela hora mágica do dia em que bebidas e aperitivos são descontados em muitos restaurantes e bares. Esses descontos variam de ofertas de dois por um, a preços especiais em combos selecionados de comida e bebida.

Em termos de tempo, ocorre no final da tarde e início da noite porque é a calmaria entre o final do dia de trabalho e o início da corrida do jantar. No entanto, o happy hour pode acontecer praticamente a qualquer hora do dia (ou da noite), dependendo do tipo de restaurante que você administra.

4 razões pelas quais o happy hour é bom para o seu restaurante

Claro, parece um ótimo negócio para os clientes – quem não gosta de petiscos com desconto e bebidas pela metade do preço?

Mas o que há para você como dono de restaurante?

Embora possa parecer contra-intuitivo oferecer descontos como forma de aumentar as vendas, o happy hour pode ser a chave para aumentar o faturamento durante os horários mais lentos do dia. Abaixo, mergulhamos em alguns dos principais benefícios de hospedar esse tipo de promoção em seu restaurante.

1. Impulsione o tráfego e aumente as vendas (delivery em alta)

A maior (e melhor) razão é que é simplesmente um bom negócio.

Conforme a matéria da revista Exame, a demanda por deliverys de bebidas alcoólicas vem aumentando em todo o país. Segundo levantamento da consultoria Opinion Box, pedidos via delivery aceleraram 26% durante a quarentena. Além disso, o ticket médio do happy hour é de R$ 68,99, sendo R$ 12 a mais do que o ticket médio em outros horários do dia.

Além de cheques maiores, também é uma ótima maneira de atrair mais clientes durante os períodos mais lentos da semana. A quantidade de cliente no Happy Hour de quarta-feira é, em média, 23,9% maior do que em outros dias da semana, tornando-se a “quarta parte do dia mais valiosa para bares e restaurantes”.

Essa estatística surpreendente revela o quão poderosa ela pode ser para aumentar o tráfego durante períodos com menos clientes.

2. Pedidos de upsell

Parte do motivo pelo qual os happy hours podem ser tão lucrativos é que eles apresentam uma infinidade de oportunidades de upsell (a arte de aumentar a vendas com combinações de produtos por pedido de um cliente).

Em outras palavras, só porque a promessa de um cardápio de bebidas com desconto atrai as pessoas, isso não significa que todos acabam pagando preços baixíssimos. 

Seja dando aos clientes a opção de obter uma bebida maior por apenas um real a mais ou cobrando um pouco mais por um lado de petiscos e porções, o upselling pode ser incluído nessa promoção.

3. Conquiste Novos Clientes

Não há dúvida de que o happy hour pode ser uma ótima maneira de aumentar temporariamente as vendas. Mas também pode ser uma receita para o sucesso a longo prazo.

Em vez de pensar no happy hour como um evento único, considere-o como um evento para o seu restaurante. Esses clientes têm uma pequena amostra do que seu restaurante tem a oferecer. Se você fizer certo, deixará os clientes querendo mais.

Uma maneira de garantir que seus novos convidados se tornem frequentadores fiéis é oferecer uma versão bem selecionada de seu cardápio de comida e bebida. 

Quando exposto aos mini martínis ou mini hambúrgueres, você aumenta a probabilidade de os clientes pedirem a porção completa no futuro.

4. Chame a atenção para seu restaurante

Geralmente, o happy hour não é um evento misterioso que precisa ser um segredo — a menos que você administre um bar clandestino! Pelo contrário, esse momento é visto como um evento social que pode gerar muito movimento para o seu negócio.

Usando mídias sociais, letreiros de mesa e até mesmo marketing boca a boca, você pode aumentar o reconhecimento da marca promovendo suas bebidas e especialidades gastronômicas no happy hour. 

Segundo o relatório de “Como os clientes escolhem os restaurantes” da TouchBistro, 80% dos frequentadores de restaurantes visitarão um novo restaurante com base inteiramente no recebimento de um desconto ou promoção.

Em outras palavras, não subestime o poder do marketing de um bom negócio de happy hour (e um pouco de FOMO).

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